top of page

Biblioteca - Manso e Humilde

  • 30 de nov. de 2023
  • 5 min de leitura

O coração de Cristo para quem peca e para quem sofre, por Dane Ortlund


Mesmo que ainda não tenha feito uma análise das minhas leituras, e ainda que me faltem mais leituras antes de terminar o ano, a verdade é que já posso categorizar este livro como a minha melhor leitura de 2023.


Falo de Manso e Humilde, de Dane Ortlund - como podem ver pelo título.



Já “namorava” este livro há algum tempo, por ver uma grande publicidade do mesmo em várias páginas do instagram, mesmo que a maioria não tenha sido intencional.


Aproveitei que a data do meu aniversário estava a aproximar-se e dei um pequeno empurrão a uma amiga minha. Sabia que estava interessada em me presentear com uma boa leitura e não o fiz com uma intenção de abusar da sua vontade.


É uma amiga que considero irmã e que tem estado comigo lado a lado nesta jornada de estudar e firmar os fundamentos do evangelho no meu coração. Tudo isto porque tenho passado por momentos em que, embora o meu espírito esteja convicto nas verdades de Deus, a minha mente teima em opor-se.


Não só a mente como também todas as consequências físicas causadas pelos traumas do passado. Pois, ainda estou neste mundo e dele não me livro - ainda -, o que me leva a ter de passar por situações que rondam a melancolia, o sofrimento e o pânico.


Entendo que seja normal e que não significa que me falta Deus. E a leitura deste livro veio provar isso mesmo. Como se fossem mais estacas a serem fincadas no solo do meu coração. Mas, desta vez, a aprender directamente do coração de quem é Manso e Humilde.



Baseado nas palavras de Jesus em Mateus 11:29, o autor deixa claro que o único momento em que temos a certeza do que é realmente o coração de Jesus, foi quando o mesmo falou sobre isso dizendo que era manso e humilde.


Agora, porque razão Jesus quer que saibamos que esta é a característica do seu coração? O que isso muda na vida de quem conhece como é e como actua o seu coração?


O livro traz respostas a essas perguntas e muitas mais. Principalmente, porque quem as busca são os que andam sobrecarregados com os sofrimentos da vida e da continuidade do pecado, mesmo não querendo nem um nem outro.


Menciono estes dois mas, muito depressa, poderia perder tempo a falar da vergonha e da culpa. Pois estes são conceitos que não nos deixam conhecer o coração de Jesus mais a fundo e nem perceber como Ele age quando estamos em tais situações.


E é para isso que este livro serve: Para falar de como é o coração de Jesus para connosco.


Que foge de qualquer sistema de crenças que possamos ter. Assim como não se aproxima das nossas atitudes que se assemelham a um carrasco que temos connosco - como se fossemos Deus para ditar como resolver os nossos piores males.



O mais interessante é que não estamos nem um pouco perto de agir como Ele. Porque, tal como o autor escreveu, “Deus não é nada pobre em misericórdia”.


E, para juntar a isto, vale ressaltar que - mesmo Jesus não compactuando com os nossos erros e falhas -, a verdade é que Ele tem gosto em se aproximar de nós quando estamos presos a tudo o que nos esmaga e nos fere.


Ortlund, para explicar melhor o que aprendeu sobre o terno coração de Jesus, junta vários escritos e aprendizados de homens que sentiam na pele a dificuldade da condição humana.


Desde Bunyan a Goodwin, o autor traz bonitos excertos que completavam a sua escrita de modo a ficar mais explícito tudo o que queria apresentar sobre como é o coração de Jesus e como age em relação a nós.


Não minto e nem exagero ao dizer que o fez com muita excelência, cuidado e boa pesquisa. Mas, mais importante que tudo isso, foi ter feito com experiência. Nota-se que Dane viveu - e vive - a mansidão e a humilde deste coração.


Lembro-me de usar esta leitura nos meus momentos de devocional. Lia sempre um capítulo por dia e cheguei a ler alguns em voz alta para que cada palavra ficasse melhor gravada em mim para que eu pudesse meditar mais sobre durante o dia.



Não escondo a minha preferência no capítulo 21 cujo título é “Ele nos amou naquela época, ele nos amará agora”.


O meu coração que tem uma grande tendência a ser legalista, quando confrontado com a liberdade que o coração de Jesus, relutou muito.


Já escrevi aqui sobre o meu passado e, inclusive, sobre o tempo em que - por livre vontade - quis abandonar a minha fé e viver de acordo com o que achava ser o normal para uma miúda de 18 anos.


Contudo, ao voltar para a casa do Pai, tal e qual o filho pródigo de Lucas 15, eu entendi que tudo o que eu tinha feito de errado - depois de confessado - tinha sido lançado num mar profundo de esquecimento.


Mas o problema reside em mim que, agora que estou de volta ao caminho, deixo a minha mente ser rodeada de pensamentos de que não posso mais pôr o pé em falso se não… acabou.


E este capítulo fez-me perceber que ainda que vá, por alguma razão, colocar o pé em falso - porque não sou perfeita e sou susceptível ao erro - Jesus não vai deixar de lutar por mim e de ir contra ao que me faz tropeçar.


Porque assim como Ele me amou quando eu voltei - com todas as minhas cargas de podridão e sujidade na alma -, Ele vai continuar a me amar quando eu sofrer e quando me sujar com a maldade que existe em mim.


Isso dá-me aval para a libertinagem e andar à vara larga? Óbvio que não!



Mas é o conforto de saber que se estiver a desviar-me da rota - e, sinceramente, nem precisa ser algo tão drástico, pode ser algo bem súbtil - Ele vai continuar a amar-me com a mesma intensidade com que me amou lá atrás.


É exactamente por essa intensidade de amor me constranger tanto que me vai fazer correr para Ele e não fugir. E, acreditem, eu sou fujona. Não me é confortável assumir erros.


Por isso é que este livro marcou o meu ano, porque fez com que o meu sistema de crenças - que eu achava estar mais aprimorado e correcto - caísse rapidamente como um castelo de cartas.


Fez-me ter mais noção de quem Jesus é e de como é o seu coração para comigo. Assim como me fez ter mais certeza que eu estou segura. Haja segurança e tudo em mim se torna inabalável.


De resto, é aprender do seu coração. Ao que Ele mesmo disse que é Manso e Humilde.





Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
Comentários (29)

Elsa
02 de fev.

Maravilhosa narrativa.

Muito bom, minha flor linda.

Curtir

Adriana
30 de set. de 2025

Excelente como sempre!

Curtir

Fabiola
05 de ago. de 2025

Falar é uma das expressões e experiências mais incríveis que temos. Mas como falastes, precisamos cuidar com os nosso impulsos, esses podem levantar e podem destruir. Obrigada por essa reflexão.

Curtir

Convidado:
22 de out. de 2024

Vou dormir com o coração aquecido com esse texto ❤️

Curtir

Convidado:
27 de ago. de 2024

“… nos quer levar a nível de segurança tão grande onde vamos nos sentir livres para deixar toda a dor, todos cacos, nas suas mãos“ 🤯

Curtir

Convidado:
27 de ago. de 2024

A forma como abraçaste este viagem e te entregaste, e a coragem que demonstraste, é algo que me deixa sempre sem palavras.

Curtir

Convidado:
26 de out. de 2023

Gracias por llevarnos hasta allá! Hasta se me apretó la guata.

Curtir
amargaridablog
amargaridablog
Administrador
14 de nov. de 2023
Respondendo a

Hehe como nosotros decimos acá: Ora essa! :)

Curtir

Convidado:
18 de out. de 2023

Como amei ler seu texto e poder relembrar os detalhes dessa viagem tão intensa e incrível que fizemos. Obrigada ❤️😇

Curtir
amargaridablog
amargaridablog
Administrador
14 de nov. de 2023
Respondendo a

Seria bom voltar, né? Pode ser que um dia tenhamos boas notícias e seja possível voltar com tudo em paz :)

Curtir

Armando Marcos
Armando Marcos
18 de jul. de 2023

Muito bom seu texto, e compartilho sua dor pois tive um pai semelhante, e essa questão se estar sempre em alerta até hoje vem comigo

Curtir

Convidado:
18 de jul. de 2023

Wow! Que corazón enorme Dios te dió.

Curtir
amargaridablog
amargaridablog
Administrador
14 de nov. de 2023
Respondendo a

Sin ninguna duda! :) gracias por leer el texto.

Curtir

Entra em contacto

© 2026 A Margarida Blog, All rights reserved.

bottom of page