top of page

Biblioteca - O Dom Criativo, por H. R. Rookmaaker

  • 24 de mai. de 2022
  • 2 min de leitura

Atualizado: 14 de set. de 2022

Este livro foi-me oferecido em 2019 e recordo-me do meu estado de felicidade quando vi que o tinha em mãos. Notei que é inteiramente dedicado à expansão da cultura e com um foco filosófico da arte, tratando de temas que são essenciais e até discutidos nos dias de hoje, principalmente, dentro do contexto cristão. Mas, antes de começar a falar mais sobre o livro, deixo-vos aqui algumas curiosidades acerca do autor.



Henderick Roelof Rookmaaker (1922-1977) era um escritor holandês, professor de Teoria da Arte, História da Arte, Filosofia e Religião. Converteu-se ao Cristianismo e, quando isso aconteceu, juntou-se a Francis Schaeffer (autor que já mencionei aqui). Tal como ele, Rookmaaker focou-se em falar das ambiguidades da arte e da fé entre os diversos artistas. No que diz respeito a este livro, dividiu-o em três partes. E, mesmo que seja um livro pequeno, os assuntos são densos.


Na primeira parte, mostra como todos temos uma visão deturpada da realidade e acabamos por viver de modo egoísta sem compreender o chamado que temos dentro da criação e da cultura. Usa exemplos – como Caim e Lameque, Set e Enoque – para descrever o comportamento errado e correcto num mundo em ruínas.


Assim como aponta o erro que todos cometemos em fazer associações como “Cristianismo e Política” ou “Cristianismo e a Arte”, trazendo a noção que toda a humanidade, com as suas diferentes crenças, tem a necessidade de contribuir para a cultura e para o desenvolvimento humano.

De seguida, mostra o perigo de tentar viver sem regras, mencionando o perigo do relativismo moral. Porém, ao vivermos em sociedade, somos e precisamos ser delimitados por normas para que haja o bem comum e um maior desenvolvimento da mesma. Sendo que a Arte faz parte das esferas da sociedade, então o foco é que ela seja usada de maneira proveitosa e que traga influência.


Quase a terminar, transmite a ideia de que um cristão bem engajado, inserido e conhecedor da sociedade tem uma facilidade bem maior de comunicar o evangelho. Por fim, deixa alguns exemplos de partilha do evangelho e outros anexos com quadros, fazendo a interpretação dos mesmos.


Em suma, indico para quem gosta de tudo o que tem a ver com cultura, arte, história ou filosofia. Até mesmo para quem pensa que não se identifica nada com o assunto. Tudo começa a partir do momento em que nos abrimos para novas perspectivas e temos muito bem discernido que podemos aprender e descobrir muito mais.


De resto, boas leituras!

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
Comentários (29)

Elsa
02 de fev.

Maravilhosa narrativa.

Muito bom, minha flor linda.

Curtir

Adriana
30 de set. de 2025

Excelente como sempre!

Curtir

Fabiola
05 de ago. de 2025

Falar é uma das expressões e experiências mais incríveis que temos. Mas como falastes, precisamos cuidar com os nosso impulsos, esses podem levantar e podem destruir. Obrigada por essa reflexão.

Curtir

Convidado:
22 de out. de 2024

Vou dormir com o coração aquecido com esse texto ❤️

Curtir

Convidado:
27 de ago. de 2024

“… nos quer levar a nível de segurança tão grande onde vamos nos sentir livres para deixar toda a dor, todos cacos, nas suas mãos“ 🤯

Curtir

Convidado:
27 de ago. de 2024

A forma como abraçaste este viagem e te entregaste, e a coragem que demonstraste, é algo que me deixa sempre sem palavras.

Curtir

Convidado:
26 de out. de 2023

Gracias por llevarnos hasta allá! Hasta se me apretó la guata.

Curtir
amargaridablog
amargaridablog
Administrador
14 de nov. de 2023
Respondendo a

Hehe como nosotros decimos acá: Ora essa! :)

Curtir

Convidado:
18 de out. de 2023

Como amei ler seu texto e poder relembrar os detalhes dessa viagem tão intensa e incrível que fizemos. Obrigada ❤️😇

Curtir
amargaridablog
amargaridablog
Administrador
14 de nov. de 2023
Respondendo a

Seria bom voltar, né? Pode ser que um dia tenhamos boas notícias e seja possível voltar com tudo em paz :)

Curtir

Armando Marcos
Armando Marcos
18 de jul. de 2023

Muito bom seu texto, e compartilho sua dor pois tive um pai semelhante, e essa questão se estar sempre em alerta até hoje vem comigo

Curtir

Convidado:
18 de jul. de 2023

Wow! Que corazón enorme Dios te dió.

Curtir
amargaridablog
amargaridablog
Administrador
14 de nov. de 2023
Respondendo a

Sin ninguna duda! :) gracias por leer el texto.

Curtir

Entra em contacto

© 2026 A Margarida Blog, All rights reserved.

bottom of page