O poder da Literatura
- amargaridablog
- 24 de mai. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 14 de set. de 2022
Dentro do mundo das palavras e da forma como elas podem ganhar vida, a verdade é que podemos associar a Literatura a todos os adjectivos e pormenores mais belos, que jamais conseguiremos mensurar algo tão imensurável. Digo-o não apenas por causa do meu amor pela escrita, mas também pelo que observo da tamanha riqueza que este mundo carrega por ter pessoas que se deixam conduzir pelo talento dado.

Para mim é impossível separar a literatura de pessoas ou culturas. Assim como é impossível eu não me deixar levar pela conexão que ela nos proporciona com as mesmas. Num mundo em que várias pessoas permitem que as suas palavras sejam conhecidas, sem querer, elas deixam escapar mundos e realidades que não conhecíamos; temperamentos e manias de um autor; a pureza e a força de uma cultura.
A Literatura não tem como objectivo deixar-nos uns snobes ou uns críticos afiados a ferro e fogo. Mas, sim, inteiramente abertos para as riquezas que ela produz na sua diversidade. Porque no fundo é isto: ela transporta consigo mundos.
A força dela está em promover conhecimento, respeito, consideração. Pois ela não nos esconde o que precisamos aprender. Dá-nos a conhecer aquilo pelo qual o autor se move e de como funciona parte da sua mente. Assim como nos deixa livres para pensar, absorver e até discordar.
Vejo-a como uma ferramenta válida para descobrir mais acerca de mim e dos meus gostos. Como valente e forte para erguer e reerguer sociedades. Para estabelecer limites e educar. Para unir. Para viver. E é tão curioso o facto que o nosso Criador nos deixou como fonte de vida as suas palavras escritas, e sem vergonha ou constrangimento de terem sido escritas por pessoas falhas e cheias de defeitos. Creio que elas mesmas eram transformadas enquanto escreviam. Pois o poder da Literatura está na Palavra. E a Palavra vive, a Palavra transforma.
Vou dormir com o coração aquecido com esse texto ❤️
“… nos quer levar a nível de segurança tão grande onde vamos nos sentir livres para deixar toda a dor, todos cacos, nas suas mãos“ 🤯
A forma como abraçaste este viagem e te entregaste, e a coragem que demonstraste, é algo que me deixa sempre sem palavras.
Gracias por llevarnos hasta allá! Hasta se me apretó la guata.
Como amei ler seu texto e poder relembrar os detalhes dessa viagem tão intensa e incrível que fizemos. Obrigada ❤️😇
Muito bom seu texto, e compartilho sua dor pois tive um pai semelhante, e essa questão se estar sempre em alerta até hoje vem comigo
Wow! Que corazón enorme Dios te dió.
Uma menina/mulher super corajosa para escrever sobre algo que te maguou tanto 👏👏
Que post sensacional sobre sermos o sal da terra! Maravilhoso ❤
O medo é uma realidade vencida pela coragem. És corajosa e tens mostrado prendas dadas por quem te ama a tal maneira.
És Ana, conhecida e amada desde a fundação do mundo.