top of page

Biblioteca - Até quando?

O cuidado pastoral em contexto de violência doméstica contra a mulher practicada pelo parceiro íntimo



O mês de Março foi inteiramente dedicado à mulher. Mas, principalmente, a um dos assuntos mais importantes de serem falados: a violência doméstica.


Se acompanhas o blog e a página do instagram, sabes que foram faladas coisas que englobam este tema e tudo isto devido a uma leitura que fiz deste livro.



Escrito por pastores - Aileen Silva Carrol e Sérgio Andrade - é uma leitura que educa todos os que são responsáveis por cuidar de alguém espiritualmente. No caso, é um livro para líderes espirituais.


Tendo em conta que nasci e cresci num ambiente de violência doméstica, sempre me apercebi que se tratava de um assunto aos quais os pastores tinham muita dificuldade em lidar.


Não porque queriam que a minha avó e a minha mãe continuassem a sofrer, mas porque não havia tanta informação de como agir com a vítima e com o agressor.


O que não julgo - de forma alguma - pois são poucas as pessoas que sabem o que fazer dentro de uma situação assim. E, por isso, indico a leitura deste livro para que, caso sejamos testemunhas, possamos agir em conformidade.



Os autores tornaram a escrita tão educativa que nos apresentam a verdade sobre o tema, as dinâmicas de um relacionamento violento, como ajudar a vítima e aconselhar o agressor e, ainda, como preparar as pessoas para que possam ser agentes de prevenção contra a violência doméstica.

Notei, ao longo da leitura, que existe uma grande empatia para com a situação das vítimas/sobreviventes. Assim como, detalham dados de pessoas que decidiram contar episódios que sofreram, para que sirva como exemplo daquilo que explicam.


Indico este livro porque traz uma consciência de que é um assunto que também precisa ser discutido dentro das instituições religiosas - para não apanhar ninguém de surpresa e para que ninguém diga: “eu não sabia”.


Pois enquanto comunidade de fé, precisamos estar atentos que a mensagem do evangelho também age para mudar os contextos de violência e que a vida da mulher é tão importante quanto a do homem.



Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
Comentários (29)

Elsa
há 1 dia

Maravilhosa narrativa.

Muito bom, minha flor linda.

Curtir

Adriana
30 de set. de 2025

Excelente como sempre!

Curtir

Fabiola
05 de ago. de 2025

Falar é uma das expressões e experiências mais incríveis que temos. Mas como falastes, precisamos cuidar com os nosso impulsos, esses podem levantar e podem destruir. Obrigada por essa reflexão.

Curtir

Convidado:
22 de out. de 2024

Vou dormir com o coração aquecido com esse texto ❤️

Curtir

Convidado:
27 de ago. de 2024

“… nos quer levar a nível de segurança tão grande onde vamos nos sentir livres para deixar toda a dor, todos cacos, nas suas mãos“ 🤯

Curtir

Convidado:
27 de ago. de 2024

A forma como abraçaste este viagem e te entregaste, e a coragem que demonstraste, é algo que me deixa sempre sem palavras.

Curtir

Convidado:
26 de out. de 2023

Gracias por llevarnos hasta allá! Hasta se me apretó la guata.

Curtir
amargaridablog
amargaridablog
Administrador
14 de nov. de 2023
Respondendo a

Hehe como nosotros decimos acá: Ora essa! :)

Curtir

Convidado:
18 de out. de 2023

Como amei ler seu texto e poder relembrar os detalhes dessa viagem tão intensa e incrível que fizemos. Obrigada ❤️😇

Curtir
amargaridablog
amargaridablog
Administrador
14 de nov. de 2023
Respondendo a

Seria bom voltar, né? Pode ser que um dia tenhamos boas notícias e seja possível voltar com tudo em paz :)

Curtir

Armando Marcos
Armando Marcos
18 de jul. de 2023

Muito bom seu texto, e compartilho sua dor pois tive um pai semelhante, e essa questão se estar sempre em alerta até hoje vem comigo

Curtir

Convidado:
18 de jul. de 2023

Wow! Que corazón enorme Dios te dió.

Curtir
amargaridablog
amargaridablog
Administrador
14 de nov. de 2023
Respondendo a

Sin ninguna duda! :) gracias por leer el texto.

Curtir

Entra em contacto

© 2023 A Margarida Blog, All rights reserved.

bottom of page